segunda-feira, 8 de março de 2010

The Road (2009)



The Road apresenta-nos a história de um pai (Viggo Mortensen) e o seu filho de 11 anos (Kodi Smit-McPhee) que tentam a todo o custo sobreviver num mundo pós-apocalíptico onde os recursos, tal como a esperança, escasseiam. O seu principal objectivo é atingir a costa da Florida com o intuito de encontrarem melhores condições do que aquelas que os rodeiam e retomarem uma vida minimamente aceitável.

O filme, baseado numa obra de Cormac McCarthy, leva-nos numa jornada que nos faz reflectir acerca dos escrúpulos do ser humano, quais os limites de cada um e se seriamos capazes de manter os nossos valores numa situação em que a sobrevivência fala mais alto que tudo o resto. A atmosfera e conteúdo da película, extremamente depressivos, são um dos melhores aspectos do filme, criando no espectador uma amálgama de sentimentos, fazendo-nos reagir a cada cena e a rejubilar quando há a mínima demonstração de afecto ou réstia de esperança entre os dois.

Viggo Mortensen, comprova mais uma vez a sua excelência, mostrando um lado mais vulnerável e sensível que não é costume nas suas interpretações, associando-se perfeitamente ao espírito do filme.
No entanto, não é o único que se destaca. Kodi Smit-McPhee, um perfeito desconhecido para mim e com poucas representações anteriores, tem também uma interpretação surpreendentemente tocante, cativante e convincente, num papel que não seria nada fácil, à partida. De realçar também que todo o filme depende destes dois actores, pois participam em praticamente todas as cenas.
Com uma pequena aparição através de flashbacks, também Charlize Theron, que representa a mulher de Viggo Mortensen e mãe de Kodi Smit-McPhee, cumpre o papel atribuído e confirma o seu potencial. Também temos o prazer de contar com Robert Duvall durante uns minutos, tal como Guy Pearce.

The Road mostra-nos mais uma vez que para fazer cinema de qualidade não são necessários grandes efeitos, basta uma boa história e óptimas interpretações.

8.2/10

4 comentários:

  1. Excelente crítica. Concordamos em quase tudo. Eu não apreciei muito o miudo, mas também era um papel dificil de interpretar. E a nota que dei foi um pouco mais baixa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. AlexSupertramp: Acho que o miúdo esteve bastante bem, tendo em conta a idade e o papel que lhe era proposto. Obrigado pela força ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. The Road é isso mesmo, uma história espantosa que muito mais que uma era pós-apocalíptica , mostra o amor de um pai pelo filho, que junta grandes interpretações e com poucos efeitos especiais e daí sai um grande filme!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  4. Nekas: Só posso estar completamente de acordo.

    Abraço

    ResponderExcluir